segunda-feira, 7 de julho de 2008

Alternativas naturais ao papel higiênico, ou a ciência de cagar no mato

Você já imaginou como era a vida de antigamente no campo, quando dava aquela vontade de fazer o nº 2?
Pois bem, aqui vai uma lista de materiais utilizados para se limpar pelos rurais.

Folhas de bananeira
Colhidas no início da manhã, ainda úmidas, são macias e confortáveis, e possuem uma absorção razoável. Normalmente, uma folha inteira é suficiente para uma limpeza satisfatória. Dobra-se um pedaço da folha em cinco partes, para evitar que ela fure.



Sabugos
Ótima absorção, e seu uso não tem muito segredo. Passa-se o sabugo em sentido longitudinal, podendo aproveitar o outro lado. Em condições normais, são necessários dois sabugos. As famílias mais previdentes costumam fazer um bom estoque de sabugos e folhas secas de bananeira, durante período da estiagem. Juntam todo esse material em sacos, e guardam em local protegido da chuva, pois a estação chuvosa é a mais desfavorável para cagar no mato. As folhas ficam molhadas e imprestáveis.
Pedras
Eu soube que no Afeganistão as pessoas se limpam com pedras há milênios. Por aqui, as pedras também são usadas quando faltam sabugos ou palhas. Pedras roladas de rio não prestam, por serem muito lisas. A pedra ideal é do tipo cascalho, de tamanho médio, com fissuras ou ranhuras. Convém examinar com cuidado se não há formigas, caramujos ou lacraias escondidas no lado que estava em contato com o solo. Por essa razão, o uso da pedra à noite é desaconselhado.


Gravetos
O cuidado com os gravetos é basicamente o mesmo. Se o graveto for muito fino, o inconveniente pode ser contornado quebrando-o em várias partes e fazendo um feixe de gravetos. A técnica de passar o graveto difere um pouco do sabugo. Devem ser rotacionados em sentido leste-oeste, sobre o próprio eixo.


Palhas de milho
Podem ser úteis para fazer artesanato, embrulhar pamonha e enrolar cigarro, mas como substituto do papel higiênico são uma péssima idéia. De longe, a palha de milho é a pior opção de todas, não importando se estiver verde ou seca. É usada em último caso ou num momento de desespero. Possui uma textura abrasiva bastante desagradável. Você fica se coçando por uma semana.



Materiais raros

Folhas de caderno - Heresia, sacrilégio. Rasgar uma folha de caderno na roça é pedir para levar uma surra. O mesmo se aplica às folhas de repolho ou alface, que aliás, são excelentes.

Jornal - De vez em quando, alguém chega da cidade com uma compra embrulhada em jornal ou papel de pão. Vale mais que ouro e é disputado a tapas. Em famílias numerosas isso causa brigas, sobretudo entre as mulheres. A maioria dos homens não se limpa com muita freqüência.

Sacola plástica -
Simplesmente horrível. Pior do que nada.

Cadela -
Meu cunhado tinha uma vira-lata chamada "Cata-Pimba".
Ela sempre o acompanhava...
.

Vi aqui

0 comentários: